terça-feira, 9 de novembro de 2010

Forum de Sociologia.Tema: O Estado e a Religião.

Os alunos do 3°ano B deverão responder este forum postando seus comentários até as 23:59 horas do dia 26/11/2010.Lembre-se de identificar-se com o número de chamada e turma.

Qual a importância do Estado ser Laico?

29 comentários:

  1. Acho importante ser laico... pois nos países teocráticos... existem muitas coisas q a igreja impõe e proíbe q não tem muito fundamento... As vezes influencia até no jeito de ser das pessoas... e é importante q cada pessoa tenha a sua opinião sem medo do q a igreja vai dizer...

    Izadora N°18 3º'A'

    ResponderExcluir
  2. Guilherme dos Santos Lima 15 3ºA
    Questões políticas fogem aos limites do que a religião deve atuar. Pela constituição temos direito de ser livre,isso inclui na opção religiosa, ninguém deve ser obrigado a seguir determinada religião porque ela é a lei. O Estado sendo temos a liberdade de viver com ou sem religião sem sermos penalizados por isso...

    ResponderExcluir
  3. É importante para que o Estado não privilegie nenhuma religião e ao mesmo tempo atenda de maneira justa à todas.O Estado devera se empenhar com parâmetros que sejam igualitarios e que todas as religiões, ceitas e outros deveram respeitar.

    Taílla N°:31 Seie/turma:3ªA

    ResponderExcluir
  4. A importância de um país ser laico é a de que as pessoas não se sintam obrigadas a seguir ensinamentos que não fazem parte de suas crenças. Garante também que outros grupos exerçam com liberdade a sua própria religião, mesmo que não seja a a mesma do Estado.

    ResponderExcluir
  5. Porque ele sendo laico, todas as crença são respeitadas, sem perseguições religiosas.
    O Estado laico não tem uma crença a seguir,sabendo assim separar a RELIGIÃO das LEIS. Nesse caso a religião, crença ou credo não altera a forma de liderar,combatendo a discriminação entre as religiões.O Brasil é considerado um país Laico, mas na minha opinião, ainda deixamos alguns assuntos serem influênciados por atitudes cristãs, tais como o aborto e o casamaneto homossexual.

    KELLYANNE, n°39 3A

    ResponderExcluir
  6. Importante,já que existe diversas religiões, se adotassemos um Estado laico povos não brigariam por um "Deus", mas sim irião seguir sua fé respeitando cada credo existente.Deveria ser usado dentro de todos estados.

    Leislianny Souza n°: 22 3°"A"

    ResponderExcluir
  7. Nº: 27 3ºano"A"

    A importancia do estado de ser laico é que não há conflitos religiosos, perseguiçoes etc... pois é a apenas o ato de acreditar em Deus mais nao seguir religião nenhuma.Respeitando os direitos de cada um de seguir a religião que quiser, e nenhuma religião pode se impor as outra!! ha alguns paises que os preceitos religiosos tem que ser seguidos por lei e se nao cumprir é como se fosse crime, ai a pessoa e punida por isso !!!

    ResponderExcluir
  8. É importante o Estado ser Laico para que cada cidadão possa ter sua livre escolha de religião e não sejam obrigados a seguir o que o Estado quer. Afinal, nem Deus obriga ninguem a seguir as vontades dele e por isso nos deu o Livre-arbitrio.

    -Brenda Oliveira
    Nº:07
    3º A

    ResponderExcluir
  9. A importância de um país ser laico é a de que as pessoas não se sintam obrigadas a seguir ensinamentos que não fazem parte de suas crenças. Garante também que outros grupos exerçam com liberdade a sua própria religião, mesmo que não seja a a mesma do Estado.

    Anacarina Netto 3 A num:03

    ResponderExcluir
  10. Nathan Cardoso nº26 3ºA
    Um estado laico é importante pois as crenças dentro deste estado são diferentes e a escolha de uma só crença para a decisão de assuntos sociais e politicos pode causar muitos conflitos, pois se algo imposto por essa crença dominante falhar isso enfraqueceria o estado no sentido tanto politico como tambem influenciaria na opniao religiosa das pessoas, que teoricamente deveriam ter a liberdade de escolher a qual crença seguir.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nº08 3º A

    A unica importancia que existe em um Estado Laico é a questão de que nenhuma religião pode exercer poder sobre o Estado.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acho muito democrático essa questão!O estado tem que ser laico sim pois se vivemos numa democracia por que não escolher a religião que eu quero?


    Hilda Magalhães N°16 3°A

    ResponderExcluir
  15. Marcos Felipe A. Ferreira Número:24
    Turma: 3° ano "A"

    Para cidadãos de um país é de grande importância que o mesmo não tenha uma religião dominante ou única. Devido a capacidade do ser humano de pensar algumas pessoas podem ter pensamentos diferentes de seu país podendo mudar o pesamento de outras pessoas formando até uma ceita e sendo considerados hereges. Ele poderá ter vários problemas como discriminação, rejeição entre seus companheiros e até mesmo com o estado. Quando um país é Laico, ou seja, não tem uma religião oficial, escolhe ser um país neutro e imparcial no que se refere a religião. O Estado ajuda favorecendo a boa convivência entre religiosos e combatendo a qualquer discriminação em relação ao tema, e também à separação entre o Estado e Igreja assim o estado não pode interferir na igreja como a igreja não pode interferir no Estado.

    ResponderExcluir
  16. Guilherme Bruno
    N.:14
    3 Ano Turma A

    O fato de um Estado ser laico, propicia à população a escolha por sua opção religiosa, ou filosofia de vida, sem nenhuma "influência" superior. Como já estudamos e discutimos em sala, a religião teve - e tem - uma função de suma importância na sociedade: Algumas religiões tem a capacidade carismática suficiente para ceifar o desenvolvimento racional de uma população, (isso gracas a sua apelação à Fé, essa que, segundo os crentes, submete qualquer racionalidade) algo que é muito interessante para os poderosos - e gananciosos - líderes do Estado que, dessa forma, dificilmente terão problemas em sua "administração".
    Atualmente, a Constituição brasileira garante a todos, a livre expressão religiosa, criando dessa forma, um Estado (aparentemente) igualitário. Com a não oficialização de uma religião para o Estado, garante-se condições para o a escolha e o desenvolvimento de uma filosofia religiosa baseada somente nas percepções daqueles que as escolhem, garantindo assim a isonomia pessoal e coletiva que tanto foi almejada por todos aqueles que lutaram pela liberdade, e igualdade por todo o globo.
    A laicidade de um Estado, na minha opinião, constitui o fator mais importante para a criação de um Estado justo, e impessoal. Ou é, pelo menos, o primeiro passo para isso.

    Guilherme Bruno 3 Ano Turma A

    ResponderExcluir
  17. A importância de não ter uma religião oficial em qualquer Estado, seria a liberdade de exercer o seu poder de acordo com as necessidades de seu povo, pois o estado que é influenciado por alguma religião às vezes acaba privilegiando uns e massacrando outros, como exemplo, o Afeganistão, pois sabemos as condutas existentes nesse país, mulheres apedrejadas e mortas, enforcadas, escravizadas, estupradas, e muito mais, isso tudo pra que?
    Por que a religião impõe essas doutrinas, pode parecer grotesco pra nós, mas é uma violência seguida à risca naquele Estado, e o poder tanto não faz nada como aplica as punição aos acusados, e isso não ocorre apenas com mulheres, mas também com outros cidadãos que ali vivem, rola aquela pulga atrás da orelha, si a religião é tão importante quanto nossa liberdade ou nossa vida, o que devemos fazer seremos submissos aqueles que matam e dizem que estar certo, ou vamos dar o melhor de nós e ser livre em termos de lealdade espiritual.

    ResponderExcluir
  18. e importante para o estado ser laico para que a sociedade nao seja influenciado pela igreja antes mesmo de saber sua religião pois a igreja muitas das vezes impoe certas leis que nao são acietas por pessoas que seguem outro tipo de religião ou ate mesmo as que nao tem uma religião, entao o estado atenderia somente a sociedade e nao apenas uma entidade em que poucos serão favorecidos.

    ResponderExcluir
  19. o estado laico é de suma importancia, sua funcionalidade se refere somente ao carater humano e não religioso, relevando o fato de que dentro da sociedade existirão participantes que não mantem vinculos com qualquer tipo de fator religioso, desta forma seria injusta sua existencia julgada pela base do estado que seria a religião.
    o estado julga pela natureza humana e não recebe influencia qualquer de pensamentos religiosos, ele se baseia somente numa constituição valida e não em livros ou qualquer relatos não referentes ao real.

    lerry silva dias 3º A N: 23

    ResponderExcluir
  20. O governo sendo laico, além de proporcionar mais liberdade de expressão quanto de liberdades para qualquer ato que por um lado seja sempre o lado bom para a evolução de alguma coisa de bem, ele não é influênciado pela igreja, sendo assim, ele fica mais ao dispor de aceitar críticas e também outras opiniões, que mesmo a igreja sendo contra isso, ela não poderá interferir, nem exercer poder nas decisões do estado laico, e assim não será prejudicado.

    ResponderExcluir
  21. Tem a importância de não interferir na decisão das pessoas na sua escolha religiosa.É muito importante o Estado ser Laico,pois assim as pessoas tem o direito de se expressar sobre a religião sem ser repreendido.


    Fabiana Barbosa 3º A Nº:13

    ResponderExcluir
  22. Um Estado ser Laico é importante pois todos temos livre arbítrio para pertencermos ou não de qualquer crenças religiosas sem que haja uma generalização com todas as pessoas. Não se pode haver uma punição de alguém, igual a uma pessoa que segue algum principio religioso se nem ao menos acredita nessas coisas.

    Rafael Almeida Ribeiro 3º"A" Nº28

    ResponderExcluir
  23. Elaine Carvalho 3°"A" N°12
    É muito importante o Estado ser laico, pois a sociedade é composta por pessoas de diversas personalidades, culturas... Portanto as pessoas seguem a religião que vai de acordo com seus princípios. Ia ser muito injusto se a lei impusesse que todos seguissem uma mesma religião.
    Onde ficaria a Liberdade de expressão?!

    ResponderExcluir
  24. A importância do governo ser laico, é que mesmo tendo situações que para a igreja ou determinada religião seja errado ou inapropriado a aplicar a alguma coisa, o governo não vai ser prejudicado por isso, pois ele não será influenciado. Citando também a liberdade de expressão que as pessoas podem ter o direito de escolher qual religião seguir.

    Ana Luiza nº 02
    3º A

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. A importâcia é que o estado sendo laico ele nao vai sofrer grandes influências sobre religião, cada pessoa tem o direito de ter a religião que quiser de acordo com seus principios e pensamentos.
    Kaio César 3° A N°: 19

    ResponderExcluir
  27. ~ É muito importante, pois a nossa sociedade é composta por pessoas de religiões, raças, culturas totalmente diferentes umas das outras, algumas iguais, outras não e o Estado sendo laico ele não defende nenhuma das religiões fazendo com que o dereito de todos independente da religião, sejam iguais !
    Ludimila Marques 3°B n°25

    ResponderExcluir
  28. Um país laico exerce a importância da aceitação entre as diversidades religiosas existentes no país e ainda garante a não interferencia do Estado quanto à religião, deixando em evidência a liberdade de expressão, onde o cidadão por questões pessoais escolhe a religião que lhe for cabível.
    Jéssica Lainne Ramos Tavares 3°B n°:18

    ResponderExcluir
  29. VITOR SOUZA SAMPAIO
    3º "B" Nº 38

    Imaginemos que a maioria da população de um país pertença a uma organização religiosa específica, e que eles consigam que os preceitos religiosos dessa organização se tornem obrigatórios a todos, já que são maioria. Seria um absurdo uma religião impor seus valores particulares á população. O Estado precisa ser laico, já que significa que nenhuma religião pode se impor como diretriz à população como um todo através de leis, por exemplo. Vivemos em um país de diversas culturas, raças, crenças etc que devem ser respeitadas.
    Lendo o preâmbulo da Constituição Federal da República Federativa do Brasil promulgada em 1988, temos o seguinte trecho: (...) promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição (...), porém o Estado é Laico > Estado não confecional. Este é um tema de extrema importância e que já foi discutido por questão de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, após 120 anos da Proclamação da República, separação entre o Estado e a Igreja é tema pôlemico e atual. Mas, foi mantido no preâmbulo da CF/88 o trecho citado acima, e corretamente ao meu pensar.
    O Estado é laico, respeita todas as expressões religiosas sem impor nenhuma, e protege a todas as religiões em pé igualdade e liberdade de expressão religiosa.

    ResponderExcluir